top of page

Orientações para submissão e apresentação de trabalhos

 

APRESENTAÇÃO

A apresentação de trabalho em evento científico visa difundir o conhecimento produzido no interior das universidade em diferentes instâncias a fim de que promovam a divulgação científica e a formação de pesquisadores. Nesse sentido, o III Seminário contará com uma única modalidade de apresentação de trabalho, denominada de “sessão coordenada”. Esse espaço será dedicado à apresentação de resultados parciais ou totais de pesquisa e relatos de experiência analisados cientificamente.

 

SOBRE A MODALIDADE

As Sessões Coordenadas se caracterizam pela organização de um conjunto de apresentações orais que se inter-relacionem ou se complementem em torno de subtemas ou eixos temáticos do evento. Contará com a presença dos autores e moderador por eixo temático.

Cada apresentação será realizada em até 15 minutos. A apresentação constará de um breve relato preparado em Power point com o máximo de 15 telas.

 

Os autores deverão estar na sala 15 minutos antes de iniciar a sessão para salvar sua apresentação no equipamento eletrônico, de forma a agilizar as apresentações.

 

No final de cada sessão, o coordenador coordenará discussão em torno dos trabalhos apresentados.

QUEM PODE PARTICIPAR

Pesquisadores; participantes de projetos de pesquisa, como PIBIC, PROLICEN e outros; Estudantes de Pós-Graduação stricto sensu; e professores da Educação Básica, conforme as condições a seguir:

        Pesquisador (a): professor (a) universitário (a), que desenvolve pesquisas aprovadas institucionalmente,

        seja pela sua instituição de trabalho, seja por agências de fomento;

        Participantes de projetos de pesquisa como PIBIC, PIBID, PROLICEN e outros: estudante de ensino

        médio, graduação ou especialização, com orientação ou supervisão de um (a) pesquisador (a). Nessa                condição, é exigida a coautoria do (a) pesquisador (a);

        Estudantes de Pós-Graduação stricto sensu: estudante matriculado em curso de mestrado ou

        doutorado, sob orientação de um (a) pesquisador (a). Não serão admitidos trabalhos escolares realizados

        em disciplinas, que não se vinculam à pesquisa desenvolvida no curso. Nessa condição, é exigida a

        coautoria do (a) pesquisador (a);

        Professores da Educação Básica: professor (a) em exercício em escola pública e/ou privada. Nessa

        condição, apenas a apresentação de relato de experiência poderá ser admitida, exceto quando combinar

        a condição três, se estudante de pós-graduação, ou se na condição dois, se participante de programas 

        universitários de pesquisa na escola.

 

EIXOS TEMÁTICOS

 

 

    Educação e autonomia;

    Comunicação e indústria cultural;

    Arte e diversidade cultural;

    Educação, poder e emancipação

COMO SUBMETER UM TRABALHO

Todos (as) os (as) autores (as) devem estar inscritos no evento para submeter trabalho. A submissão é feita, exclusivamente, por sistema eletrônico. Cada inscrito (a) pode figurar apenas duas vezes, sendo uma vez como autor (a) e outra coautor (a) ou nas duas como coautor (a). O número total de autores e coautores por trabalho é de três. Na inscrição, o (a) autor (a), obrigatoriamente, deve indicar a que eixo temático será submetido, a condição de submissão (quem pode participar) e o tipo de submissão (relato de pesquisa ou relato de experiência). A submissão é feita apenas uma vez, mesmo que tenham coautores.

NORMAS DO TRABALHO

O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc) atendendo as seguintes especificações de formatação e composição:

formato

O formato único de submissão de texto é o "resumo expandido". O texto deve conter entre 8 mil e 21 mil caracteres e deve corresponder a uma das modalidades a seguir: relato de pesquisa ou relato de experiência refletido teoricamente. O original submetido deve seguir a estrutura abaixo:

título do trabalho

Fonte Calibri, tamanho 16, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado e em maiúsculo. As palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios).

identificação

Os nomes devem estar em fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha, alinhado à direita, não negritado. É necessário utilizar letras maiúsculas/minúsculas e inserir nota de rodapé, para cada autor (a), constando os seguintes dados: titulação; nome da instituição/sigla em que foi obtida a titulação; instituição a que está vinculado/sigla, cidade, estado e país. Deve constar endereço eletrônico para contato (que serão disponibilizados publicamente).

palavras chave

Podem ser usadas até cinco palavras-chave que, segundo os autores, sintetizem claramente o tema e o conteúdo do texto. As palavras-chave devem ser apresentadas em fonte Calibri, tamanho 12, espaçamento simples, justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula  e separadas por ponto e vírgula ( ; ).

corpo do texto

A fonte do corpo do artigo deve ser Calibri, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5. Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar o recurso itálico. Margens de 3 cm.

citações

Devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 10520/2002)

notas de rodapé

Devem ser sintéticas e reduzidas ao máximo. Devem constar ao final da página imediata à informação, numeradas em sequência, em fonte Calibri, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

ilustrações

Devem ser seguidas as normas da ABNT atual (NBR 6022/2003)

SOBRE A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A avaliação dos trabalhos ficará a cargo da comissão científica, a ser divulgada no portal do evento. Todos os trabalhos serão avaliados às cegas e, havendo divergência de parecer ou sob recurso do (a) inscrito (a), serão reavaliados pela comissão organizadora.

A lista com os trabalhos recomendados e não recomendados será publicada por meio de chamadas em número necessário até que se conclua a tarefa de avaliação. Não serão divulgados os nomes dos (as) autores (as) e, sim, dos trabalhos. Também será encaminhada por e-mail, carta de aceite ou parecer com a recusa do trabalho.

 

A realização de sessão coordenada exige o cumprimento dos requisitos de composição da mesma, descritos no item “modalidade”. Após o resultado final da avaliação dos trabalhos serão divulgadas as sessões com data e horário e as temáticas aglutinadoras.

DIVULGAÇÃO

Os trabalhos aprovados e com inscrição confirmada serão publicados nos Anais do Seminário de Filosofia e Formação de Professores, volume 1, ano 2, 2017/2018, com ISSN 2448-3397. Os textos com indicação de publicação na Coleção Filosofia & Formação serão encaminhado ao conselho editorial para avaliação e posterior convite para compor o volume 2, com previsão de publicação em 2019. A indicação de publicação no livro não será divulgada publicamente e o conselho editorial não se obriga a cumprir a recomendação tendo em vista cumprir com critérios específicos da produção da obra.

a)

 

b)

c)

 

d)

1

2

3

4

bottom of page