Sobre nós
O Seminário de Filosofia e Formação de Professores é uma tradição relativamente nova, que começou em 2015, mas que vem desempenhando uma função estratégica e relevante no contexto regional. Ele se constituiu, ao longo dos anos, como ponto de confluência e, ao mesmo tempo, de difusão do pensamento filosófico em torno da educação a partir do ponto de vista de quem se dedica a essa intersecção e se encontra diluído no imenso interior do país. Ao promover o diálogo entre os grandes centros e os pontos locais de produção do conhecimento acadêmico na área, como é o caso de Catalão, o estado de Goiás e a próprio região Centro-Oeste, o evento procura estabelecer um fluxo de mão dupla, em que pesquisadoras e pesquisadores de projeção nacional e internacional compartilham de forma mais próxima suas investigações com o público interiorano e, que, também, possam dele se apropriar a partir de questões, interlocuções e diálogos de contribuições para o desenvolvimento da filosofia da educação e, quem sabe, estabelecer parcerias para a propagação do trabalho que se desenvolve aqui pelo mundo afora.
Histórico
2015
Acontece o I Seminário de Filosofia e Formação de Professores: contribuições e Arendt, Nietzsche e outras auroras.
2016
Nesta edição, o evento trouxe as contribuições dos filósofos Emmnauel Mounier, fundamental para se pensar o pensamento e a prática educacionais cristãos, no Brasil, e Jean-Jacques Rousseau, importante expoente do pensamento “escolanovista” e “progressista” da educação brasileira do século XX.
2018
A terceira edição do evento traz as contribuições dos filósofos Kant – fundamental para se analisar o pensamento e a prática educacionais da ética no Brasil – e a Escola de Frankfurt – importante expoente do pensamento da “razão instrumental” e “progressista” da emancipação na educação brasileira do século XXI.
Uma pergunta, vários problemas.
A partir dela, entende-se ser possível provocar uma proliferação de outras questões que atravessam o encontro da filosofia com a pedagogia, avizinhada a outras áreas do saber, de modo a promover pistas para os desafios da educação contemporânea que, mais uma vez se vê em meio a uma situação de crise. Referenciais não faltam para analisar a problemática proposta: de Platão a Marx, de Rousseau a Arendt, de Rancière a Krenak. O objetivo, portanto, ao se escolher o tema em questão é viabilizar a pluralidade de abordagens da crise em sentido lato e de suas variantes no contexto educacional.
Somos feitos de crises?
Convidad_s
PROGRAMAÇÃO
21
OUTUBRO
22
OUTUBRO
23
OUTUBRO
+
PRÉVIAS
ATIVIDADES
Participe
Modalidades Disponíveis
Participação nos ciclos de debate com apresentação de trabalho
Participação no evento com envio de relato de experiência para publicação
Participação geral
PUBLICAÇÃO
ISSN - 2448-3397
Resultado de pesquisa nos Anais do evento
Capítulo em
EBOOK
Relato de experiência nos Anais do evento
PRAZOS
Início da inscrição no evento
Envio de trabalho - modalidade 1
Resultado da avaliação
Inscrição na atividade de monitoria
01/10/2024
Envio do texto completo - modalidade 1
02/10/2024
Divulgação do caderno de programação
21 A 23/10
Realização do evento
23/11/2024
Disponibilização dos Certificados
23/11/2024
Envio do relato de experiência do evento
DEZ 2024
Publicação dos Anais
JUN 2025
Publicação dos E-books
Localização
As atividades do Seminário ocorrerão no campus I da Universidade Federal de Catalão, em Catalão, Goiás.